sexta-feira, 8 de maio de 2009

O TRAIDOR TRAÍDO

Deus deu uma revelação muito poderosa sobre a vida de Judas Iscariotes, não só em relação à traição, mas também seus antecedentes. O relato que estou fazendo é com base nos quatro evangelhos e espero que você seja edificado e impactado pelo Espírito Santo, da mesma forma como eu fui.
O relato começa na sala do sumo-sacerdote (Mateus 23:6) dentro do templo em Jerusalém. A sala está cheia de autoridades judaicas, escribas, anciãos, fariseus e os dois sacerdotes principais. Era uma reunião, com um assunto muito importante em pauta; a morte de Jesus. Eles estavam realmente preocupados, pois estavam perdendo ibope para um carpinteiro. Isso não podia acontecer... eles tinham que continuar em evidência diante do povo. Onde já se viu? A autoridade que eles tinham como dirigentes espirituais do povo estava caindo, eles estavam perdendo créditos... Jesus estava muito em evidência, só porque Ele (com preferência nos sábados) curava cegos, surdos, coxos, leprosos e agora tinha uma novidade: ressuscitava mortos! Jesus estava aparecendo demais. Isso prejudicava eles e o que o governo romano ia pensar? Roma poderia mandar seus exércitos e acabar com a “posição” dos sacerdotes e dizimar a nação (João 11:48-53). A “posição” era de extrema importância... e eles se perguntavam : “Mas como faremos isso”? ... “Precisamos de ajuda interna”; precisamos prendê-lo à traição”; tem que ser logo, para que o povo nem percebae de preferência antes da festa, para não desonrar a Páscoa”... No início da semana eles estavam gritando: Hosana, até o final da semana podemos fazer o povo a gritar: Crucifica”.
Só faltava o fator principal: o traidor... alguém inescrupuloso e que cobrasse barato, para não defasar os cofres do templo... Quem poderia trair o que se diz o Filho de Deus?
A história agora toma um rumo em direção a cidade de Betânia, não muito longe dali de Jerusalém, a uns três quilômetros (Mateus 26:6-16; Marcos 14:1-11). Numa das casas está ocorrendo uma celebração. A casa cheia, todos comendo, felizes, alguns aproveitando a boca livre, gente entrando, saindo e conversando, enfim, um jantar festivo. Mas havia um convidado especial nesse jantar. O centro das atenções era justamente o “Procurado”. Lá estava Jesus sossegado em um jantar numa casa.Ele está muito feliz. Todos também estão, pois a presença de Jesus irradiava Alegria, irradiava Vida, irradiava Amor, irradiava Paz... e no meio do jantar, entra uma pessoa, totalmente desapercebida, que com sua humilde atitude amorosa faz todos ficarem em silencio. Eis que ela entra com um pequeno vaso lacrado nas mãos; todos a observam curiosos... Calmamente ela se aproxima de Jesus e todos se perguntam o que será que ela está prestes a fazer? ... Ela quebra o lacre do vaso e derrama o conteúdo na cabeça de Jesus... todos olham assustados e não para por aí; ela se ajoelha e em humildade e submissão começa a beijar os Seus pés e derrama o que restou do perfume neles, secando com seus próprios cabelos. Acredito que ela estaria chorando, pois seu sacrifico era grande...Ela estava abrindo mão da coisa mais importante da sua vida. Esse perfume (nardo puro) era caríssimo... em Cantares 4:14 é citado o nardo como uma árvore de incenso, acredito que se trata de uma erva aromática usada para ser feito o incenso, bálsamo ou perfume. As moças da época, no decorrer da juventude, compravam esse perfume para ser usado pela noiva na festa de casamento (Cantares 1:12). Precisava de muito dinheiro para comprar somente gotas... perceba.. Que atitude esta?! Maria estava abrindo mão do bem mais precioso da sua vida, para deixar aos pés de Jesus, atitude essa que trazia alegria e gratidão para Jesus e indignação aos outros. Antes de Maria, outros colocaram-se aos pés de Jesus para que suas necessidades fossem atendidas ou adora-Lo por alguma bênção recebida... mais Maria adorou Jesus por livre e espontânea vontade; ela veio para dar o que Ele merecia.
No meio dessa cena, levanta-se uma voz de falsa bondade, aparentando, aos olhos de todos um ato de indignação por uma boa ação que poderia ser feita, mostrando uma preocupação extrema com os pobres... Era Judas Iscariotes. Acredito que ele fosse respeitado entre os discípulos,porque era ele é quem ficava com a bolsa do dinheiro e provavelmente fosse um dos mais velhos, por isso era de confiança. E depois da atitude de Maria, um conselho do secretário financeiro do grupo, deveria ser bem recebido por sua “tão grande” preocupação com os pobres... o seu argumento foi tão convincente e sincero, que os outros discípulos concordaram (só em João 12:6 é citado que Judas Iscariotes se manifestou, acho que Mateus não citou nada, porque provavelmente, naquela hora, ele também deveria estar de acordo com Judas Iscariotes. Já Marcos, ao escrever o evangelho, foi auxiliar de Pedro e nesse caso, sem comentários !!!).
Judas Iscariotes era tão eficiente que ao ver o vaso e o nardo, já até deu um valor aproximado, devia valer uns trezentos denários (Marcos 14:5; João 12:5). Valia quase um quilo e meio de prata e era um dinheirão. Um denário era o salário de um dia de trabalho, mas trezentos era de quase um ano. Imagine quanto foi o sacrifício de Maria. Quantas coisas ela deixou de comprar, quantos luxos deixou de lado para poder, aos poucos, comprar mais perfume. De pouquinho em pouquinho, talvez até de gota em gota e de uma hora para outra resolve “desperdiçá-lo” com Jesus. Ela enlouqueceu. Algum abençoado deve ter pensado “essa tem demônio”...
E Jesus somente observando a atitude dos outros e depois de algum tempo, e de ouvir muito, Jesus censura a todos, mas a repreensão foi diretamente para Judas Iscariotes. E Jesus cita os pobres que talvez Judas Iscariotes odiasse... Foi uma enorme humilhação... ao ouvir a repreensão muitas coisas devem ter passado na cabeça dele tipo: “Eu sou um homem de confiança, sou um dos discípulos importantes, sou eu que cuido da bolsa e só estava demonstrando um pouco de preocupação com os pobres e os trocados que eu tinha pegado, eu ia devolver. E não eram tão importantes assim”. " E minha posição ante aos discípulos, sim... eu vou ficar mal visto. Os outros podiam ser repreendidos; mais eu não... O Pedro sim, já estava até acostumado a dar foras, O Tomé nem sempre tem fé e o João estava sempre grudado em Jesus. Mas eu cuido do dinheiro. Do sustento do grupo”. Acredito que foi aqui que Judas Iscariotes começou a maquinar a traição.
Algum tempo depois do jantar, Judas Iscariotes sai de fininho da cidade, vai em direção de Jerusalém, ele caminhava aqueles três quilômetros, sozinho no caminho, muito pensativo. Judas Iscariotes deve ter pensado um bocado no que Jesus lhe falou. Depois de uma repreensão dessas, ele tinha que trair Jesus. E com a distância, mesmo pequena, esse sentimento foi crescendo... o que era um inconformismo foi se transformando em ódio; ele tinha de dar o troco. E ainda tinha que sair ganhando com isso.E quando chega para os sacerdotes (Marcos 14:10-11), se oferece para trair Jesus. A galera no templo vai a loucura. Deus estava realmente ouvindo suas orações, por mais soberbas que parecessem. E fazem o preço. O preço da traição. Trinta moedas de prata. Era quase meio quilo de prata.
Podemos observar que Judas Iscariotes desvalorizou Jesus. Para Judas Iscariotes, Jesus não valia nem um terço do nardo com que foi ungido e muito menos dez por cento do que poderia valer o perfume. E sai dali.
A história agora dá uma avançada até a santa ceia da páscoa (Mat. 26:17-30; Marcos 14:12-31; Lucas 22:7-13; João 13:1-35). Lá se encontram Jesus e os doze discípulos. Judas Iscariotes está meio nervoso (João 13:2), porque ele tem que dar um jeitinho de sair dali pra chamar a tropa de soldados, ele devia estar muito pensativo e preocupado. Ele sabia que seria uma noite longa demais. Acredito que João estivesse de um lado de Jesus e do outro estivesse Judas Iscariotes (um pouco mais adiante você vai perceber o porquê). De um lado o discípulo que O amava, do outro o discípulo que O traía. Mas Jesus os amava igualmente. Como sei que a santa ceia, você já conhece, então vou pular os detalhes.Eis que Jesus anuncia a traição. Todos se perguntam quem será que é. E Jesus diz: é o que mete comigo a mão no prato (Marcos 12:20) (por isso disse que Judas Iscariotes estava de um dos lados). Mas Judas Iscariotes sabe que o seu segredo não podia ser escondido aos olhos do filho de Deus. Cinicamente, Judas Iscariotes ainda pergunta se seria ele e Jesus responde de uma forma totalmente afirmativa que o condenava (Mateus 26:25)... ele fica mais nervoso, pois tudo apontava para ele. Mas como um bom traidor, ninguém percebe que era ele, pois já estava ficando bom nisso. João recostado no peito de Jesus pergunta quem é (por isso falei que João estava de um lado). Jesus segreda a João que o traidor é quem ia receber o pão molhado no vinho (João 13:26). O costume judaico de molhar o pão no vinho e entregar a alguém significava uma grande prova de amor e amizade. Jesus mostrou a João que para quem Ele demonstrasse maior amor, esse era o traidor. Jesus deu a Judas Iscariotes um ultimato, uma última chance, mesmo já sabendo que a traição era inevitável. Judas Iscariotes não deve ter ouvido, senão, não teria aceitado. Ele pega o bocado e come. Em João 13:27, fala que naquele exato momento Satanás entrou em Judas Iscariotes. Jesus muda a conversa e o tom de voz para falar com o inimigo, e Jesus o despacha. Era o que Judas Iscariotes precisava... não agüentava mais estar ao lado de Jesus; a Sua presença que antes era desejável, ficou insuportável. Jesus por outro lado sabia que acabava de dar a ordem para que o seu principal algoz pudesse agir. Os discípulos não entendem a atitude de Jesus, mas se o que devia ser feito estava na mão de Judas Iscariotes, não podiam se preocupar. Ele era acima de qualquer suspeita; Judas Iscariotes sai e toma seu caminho, O caminho da traição... Aquelas palavras ecoavam em sua mente, ele sabia que havia enganado a todos, mas enganar a Jesus, ele nunca conseguiria. Desde o princípio, Jesus realmente sabia que ele o trairia e ainda assim o amou.Mas isso não era mais importante para Judas Iscariotes. O que importava agora era receber a recompensa e reunir os soldados do templo.
Agora já estamos no monte das oliveiras. Aquela madrugada estava sendo longa demais para Jesus. As horas não passavam e Sua agonia era extrema. Seu emocional estava seriamente abalado. A pior hora de sua vida estava chegando. Não tinha como evitar... por pior que fosse, a vontade de Deus era mais importante e seu amor pelo Pai e pelo mundo eram maiores. O pecado estava para ser vencido de uma vez por todas. Por mais terrível que fosse, Jesus sabia que iria suportar. Sabia que seu sacrifício era necessário. Jesus também sabia que seus discípulos (que já se encontravam dormindo) tinham o deixado na mão, principalmente Pedro... Judas Iscariotes dá uma senha para os soldados, que prendessem aquele a quem ele iria beijar (Marcos 14:43-45). A raiz da palavra hebraica para adoração significa virar-se para beijar. É dar o nosso amor a Deus livremente e naquele tempo era comum, os homens se beijarem. Era um comprimento normal entre amigos sinceros e, podemos ver que Judas Iscariotes não estava traindo a Jesus de qualquer forma. Não estava roubando, mentindo ou só traindo, ele estava negando o que Lhe era devido, Judas Iscariotes estava traindo com sua falsidade e cinismo, traindo com um beijo. Queria mostrar que aqueles três anos passados juntos, tudo o que ele tinha visto, ouvido, aprendido, as horas em que Jesus compartilhava do seu amor e carinho com os discípulos não valeram de nada e que foram facilmente trocados por meio quilo de moedas de prata . Para Judas Iscariotes, Jesus valia isso, talvez até menos...
Os soldados prendem a Jesus, e o levam pros sacerdotes, fariseus e anciãos (Mateus 27:1-11). E eles não tem mais argumentos para acusar a Jesus, mas Ele devia ser morto.. de qualquer jeito, a qualquer custo. Judas Iscariotes estava assistindo a tudo. E quando Jesus é condenado, Judas Iscariotes percebe o tamanho da besteira que havia feito. Talvez ele tenha entregado a Jesus pensando que não fariam mal nenhum para Ele. Que Jesus não seria condenado ou que não apanharia tanto. Que o máximo do que podia acontecer era que Jesus só levaria uma bronca, uma exortação, um “não faça mais isso”, ou ainda um “se comporte direitinho”, nada mais. E Judas Iscariotes tenta voltar atrás mas já era tarde demais, não tinha mais saída nem escolha. Jesus estava nas mãos deles. Judas Iscariotes parecia somente querer entregar a Jesus, não que Ele sofresse tanto. Judas Iscariotes não sabia do que os sacerdotes eram capazes, o ódio e a cobiça por poder deles era muito maior... a cobiça deles por manter a posição era maior. Jesus, por mais inocente que fosse, tinha que morrer e os sacerdotes ainda dizem a Judas Iscariotes que o problema do pecado era dele e eles não tinham nada a ver com isso. E como sabemos, Jesus é condenado injustamente por politicagem e omissão de Pilatos.Os sacerdotes ainda pegam de volta o dinheiro, que provavelmente deve ter sido roubado dos próprios cofres do templo e compram o Campo de Oleiro que depois ficou chamado de Campo de Sangue, porque a cidade inteira ficou sabendo do caso. Por mais que eles tenham tentado esconder, esse fato ficou conhecidoe esse campo realmente tinha preço de sangue inocente (Mateus 27:1-10).
E Judas Iscariotes entende que não era somente o sangue inocente que tinha traído. Ele tinha traído o Filho de Deus e isso era demais para qualquer ser humano suportar. Trair alguém que não somos chegados é uma coisa, trair alguém chegado é pior, mais agora trair o Filho de Deus, é inimaginável. Por mais que tivesse o Perdão de Deus, o remorso muito muito grande... pra si mesmo, Não lhe restava outra saída à não ser se suicidar... Foi traído por sua mentira, sua ganância, seu cinismo, seu ciúme. Traído por si mesmo...
Então ele vai embora se suicidar... e a gente pode tirar várias conclusões deste estudo. Judas Iscariotes era um discípulo que só se deu conta da importância da presença de Jesus depois de por tudo a perder. Por já ser ladrão e estar em pecado, ele não conseguiu entender a atitude de Maria. Ainda por cima, convenceu a todos por ser influente.

Quantas vezes levamos as pessoas ao erro simplesmente por julgarmos as atitudes de certos cristãos? Quantas vezes levamos pessoas ao erro por querermos impor nossas idéias e conceitos que nem sempre são bíblicos? Quantas pessoas?

Judas Iscariotes estava tão cego por sua ambição que não conseguiu compreender uma das atitudes de louvor e adoração mais importante contada dos evangelhos. Sua ambição financeira não deixou que ele contemplasse a adoração e sim tivesse uma absurda preocupação do que podia ganhar com isso. Talvez ele poderia propor vender o perfume para ajudar Maria, pra que ela não tivesse que se preocupar com isso. E, claro, ia tirar algum por fora.
Judas Iscariotes tinha um relacionamento superficial com Jesus. Era até discípulo dos mais chegados. Aos olhos de todos estava sempre em comunhão com Jesus, mas essa comunhão não era íntima, não era completa... Judas teve a oportunidade que, creio eu, todos os heróis da bíblia e muitos de nós gostaríamos de ter, a oportunidade de estar com Jesus ao vivo e a cores, em carne e osso, ser Seu discípulo. E Judas Iscariotes não desfrutou disso... trocou Jesus pelas riquezas momentâneas que o mundo estava oferecendo... ele não percebeu que era o Filho de Deus que ele estava seguindo, servindo e, depois, traindo... ele não percebeu ...

Quando provamos da presença de Jesus em nossas vidas, passamos a ter constante comunhão com Ele, como os discípulos, como Judas Iscariotes. Mas essa intimidade não pode estagnar, essa intimidade não pode ser rotineira. Foi isso que aconteceu... Judas Iscariotes já estava acostumado com os milagres, com os feitos poderosos, com os ensinamentos e até com a companhia de Jesus; mais ele servia a Jesus com motivação errada... Penso que que ao ouvir os ensinamentos de Jesus talvez pensasse: “Ah ! Isso não é para mim não. É para o Pedro que é iletrado, só sabe pescar e é impulsivo”... ou então: “Isso é para o João que ainda é um jovenzinho. Eu sou o homem que cuida da bolsa. Sou importante aqui”.
A gente pode ver que logo que terminou o jantar, Judas Iscariotes não procurou mudar de atitude e foi para Jerusalém trair Jesus... Como já disse, o sentimento de inconformismo se transformou em ódio...
Quando estamos em pecado, e não nos reatamos com Deus, isso tende a crescer; o nosso estado vai de mal a pior a ponto de traí-Lo e deixá-Lo... ao trairmos Jesus estaremos trocando Sua doce presença e comunhão com coisas que parecerão boas no início, mas depois vão se tornando amargas e não passam de caminhos de perdição, caminhos de morte... e aparentemente estaremos ganhando com isso, seja em prazer, paz e amor que vão ser momentâneos somente... podemos facilmente trocá-Lo pela televisão, pela família, por lazer, por amigos, por trabalho, por ministérios e por aí vai..

Judas Iscariotes, não sabia que estava com a corda no pescoço, que a cada atitude de piora, o nó era mais e mais apertado e que o único que podia livrá-Lo disso era Quem ele tava traindo... aí como Judas Iscariotes na santa ceia, não suportamos ficar na presença dEle; o que antes era um culto de louvor e adoração a Jesus, se torna uma coisa monótona, chata e cansativa. Por causa do Seu constante amor, Jesus irá nos abençoar, dando os bocados molhados no vinho pela forma de bênçãos sem medida, as Suas melhores porções provando Seu amor e cuidado pra conosco. Mas nós, arrogantemente, continuaremos traindo-O com a adoração que é devida na forma de beijos traiçoeiros.

Querido (a) , não se acostume com a Presença de Deus, não se acostume... Queira, anseie, deseje ardentemente sempre mais, muito mais Dele... Não troque a presença dEle por nada, porque nada vai te satisfazer completamente como Jesus. Ele quer nos saciar com tudo o que está na mesa e não só com bocados!
Deus o abençõe!

Um comentário:

  1. Não sei quem é o irmão, se tem algum cargo Presbiterial; mas uma coisa eu sei, é um servo do Senhor, alguém que leva o caminho de Deus a sério. Muito obrigado por este texto, tocou profundamente o meu coração, e dou graças ao Senhor, por ainda haver cristãos que não estão preocupados com o material ou com o mundo, mas sim com a Obra do Senhor. Sou Pastor em Portugal, Sigo a Cristo há Quarenta e três anos, há vinte que estou no Ministério; dou-lhe os meus parabens pela redação do texto, e pela disposição homiletica do mesmo.
    Que Deus o abençoe e o encha com a sabedoria do Espirito Santo cada vez mais.
    João Castro

    ResponderExcluir